Ressocialização

Oficina de artesanato é ofertada para internas da CCPJ

As internas aprenderam a confeccionar chinelas e cadernetas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

IMPERATRIZ – As internas da Central de Custódia Presos de Justiça (CCPJ) de Imperatriz participaram, durante toda semana, de um Curso de Artesanato. A iniciativa, que faz parte do projeto “Oficina Criativa Artesanal”, é realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap).

A proposta é que a capacitação seja realizada em todos os estabelecimentos penais da capital. Ministrada pela terapeuta ocupacional Ozires Santos e de forma interativa, as internas aprenderam a confeccionar chinelas, cadernetas e como produzir fivelas para cabelo, artesanato em feltro e outros acessórios.

O curso combina conhecimentos das ciências médicas e sociais. Para ela, a iniciativa avalia funções físicas, psicológicas e sociais de cada apenado. Conforme a profissional, as aulas contribuem, também, com a mudança de comportamento, possibilitando uma reinserção social digna. “A iniciativa consiste em tratar e motivar o apenado a mudanças de atitudes e hábitos, combatendo o ócio dentro das unidades”, explicou Orizes.

Para a coordenadora de Profissionalização, Trabalho e Renda Alice Magalhães, a proposta é garantir qualificação profissional aos apenados, garantindo-lhes oportunidade de fonte de renda. “O objetivo é que os presos aprendam um ofício no intuito de obterem uma renda alternativa. A gente oferta o treinamento para que, ao sair, eles tenham uma ocupação”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.