Agricultura

Três toneladas de feijão serão distribuídas para produtores de ITZ

A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

IMPERATRIZ – Os produtores da agricultura familiar de Imperatriz vão receber três mil quilos de sementes de feijão neste primeiro semestre. O benefício faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), resultado da parceria entre os governos estadual e municipal.

Além de estimular a agricultura familiar, o beneficio visa auxiliar os pequenos produtores com sementes selecionadas, o que resultará na qualidade do produto na época de colheita.

Para o agricultor Carlo Silva, que desde 2009 está incluso no programa, o resultado desse incentivo, além de servir para o consumo da família, possibilita o ingresso no mercado local. “Desde que comecei a cultivar com a ajuda desse programa minha renda melhorou. Hoje tenho um ponto na feira do mercadinho e também consegui montar meu próprio sacolão de verduras”, disse.

Segundo o secretário adjunto da Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP) de Imperatriz, Hélio Gregório Fraga, no ano de 2009 o município tinha apenas 122 produtores aptos a receber este tipo de benefício. Hoje, com a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), este número chega a mais de dois mil produtores.

Para ter este beneficio, é necessário que o produtor tenha a Declaração do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ser cadastrado em uma associação de produtores rurais. “O presidente faz o cadastro dos produtores e envia para a SEAAP. A partir disso, nós tomamos as medidas para viabilizar a distribuição e acompanhamento do plantio”, ressaltou.

PAA

O programa é voltado para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais ou empreendimentos familiares rurais. O PAA é executado com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com Estados, municípios e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.