Solidariedade

Centro Casa do Senhor recupera dependentes químicos

O projeto funciona provisoriamente com doações da comunidade.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

IMPERATRIZ - Um dos pontos altos da celebração do Corpus Christi de 2013 foi o anúncio da construção de uma casa para tratamento de dependentes químicos. A renda gerada pelo evento foi utilizada para o início das obras e o mesmo ocorrerá neste ano. O projeto já foi iniciado e funciona provisoriamente com doações da comunidade.

De acordo com bispo de Imperatriz, dom Gilberto Pastana, a dependência química foi escolhida por ser um grave problema que afeta a toda a sociedade e que hoje atinge milhares de pessoas. Esse trabalho também reforça o exercício da caridade e do amor ao próximo. “O cristão vive sua fé de forma testemunhal, a consequência da fé é a caridade cristã. Essa missão de recuperar vidas de pessoas que são vítimas da sociedade é muito importante. Essas pessoas são vítimas de um modelo social que não inclui, não educa e não pensa no ser humano, só pensa no dinheiro”, analisa o bispo.

Padre Elisvaldo Cardoso, coordenador do projeto, conta que o trabalho no centro terapêutico tem quase dois meses e atende setes pessoas. A ‘Casa do Senhor’ funciona provisoriamente em uma área no povoado Pé de galinha em João Lisboa. Este local tem capacidade para até 10 pessoas.

O coordenador explica que o tratamento tem duração de nove meses e dividido em três etapas de três meses cada, durante o qual o interno vai gradualmente sendo reinserido no seio da família e na vida social.

“O primeiro onde o residente, aquele que faz o tratamento, vai ficar três meses mais isolado. E depois os outros três meses em outro espaço, onde ele recebe a visita da família. Na terceira etapa ele já vai ficar em uma casa que já estamos chamando de residência terapêutica onde ele vai fazer cursos profissionalizantes e vai começar a trabalhar”, detalha.

Casa do Senhor

O centro é mantido por doações tanto de mantimentos para a alimentação dos residentes quanto da força de trabalho de profissionais que atuam nas suas respectivas atribuições. Segundo Padre Elisvaldo, as obras para sede definitiva estão em andamento e devem ser finalizadas ainda este ano. A mesma ficará localizada no povoado Coquelândia, município de Imperatriz. E terá capacidade para atender 30 pessoas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.