Enem 2014

Enem 2014: com novidades, começam hoje (12) as inscrições

Bolsa no exterior, maior acessibilidade e segurança, são destaques no Enem este ano.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(undefined)

IMPERATRIZ – A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, já pode ser feita. Os interessados têm até às 00h, do dia 23 de maio, para realizar sua inscrição no site do sistema, que indica passo a passo o processo de inscrição. As provas estão previstas para os dias 8 e 9 de novembro, com taxa de inscrição de R$ 35. Os interessados na isenção devem seguir às normas estabelecidas em edital.

Para aumentar a segurança e garantir o direito à prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou algumas medidas que ajudarão a melhorar o Exame. Este ano, detectores de metais serão usados para controlar o uso de dispositivos eletrônicos. Também estão disponíveis este ano, três versões do Edital: o usual pdf; o modelo txt, que tem compatibilidade com Dosvox, programa desenvolvido para ajudar cegos no uso do computador e o edital, em libras, para os surdos. Junto com as novas determinações serão atendidos, também, em situação especial gestantes, lactantes, idosos, estudantes hospitalizados e sabatistas.

Para 2014, até o momento, 115 Instituições estão inclusas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e mais duas de Portugual, que passarão a usar o resultado do Enem através do programa Ciência sem Fronteiras, para disponibilizar bolsas de intercambio. As notas do Enem, também, são requisito para financiamento do Fies, Certificado de Conclusão do Ensino Médio e bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec).

Cuidados na inscrição

No ato e após a inscrição, o candidato deve ficar atento a algumas dicas:

- Tenha atenção na hora de relatar informações: os dados pessoais corretos são indispensáveis na entrega em tempo do cartão de confirmação, do seu tipo correto de língua estrangeira na prova, e de ajuda especial, se necessária;

-Guarde seu número de inscrição e senha: ela é essencial para acompanhamento do processo de inscrição; consulta e impressão do cartão de confirmação; obtenção dos resultados individuais e inscrição em programas de acesso ao ensino superior; acesso a programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.