Dia das Mães

Dia das Mães: conheça a origem e significados da data

Influência do comércio vem mudando a comemoração do Dia das Mães.

Jefferson Sousa/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(Google)

IMPERATRIZ – O Dia das Mães é comemorado em vários países no segundo domingo de maio. Nessa data não faltam abraços, o animado almoço em família e os tradicionais presentes. Não por um acaso, esta é uma das melhores datas para o comércio, como confirmam os lojistas de Imperatriz. Presentes à parte, o Dia das Mães têm alguns significados a mais.

Apesar de no Brasil o Dia das Mães ter sido oficializado como feriado nacional em 1932, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, a data teve seus primeiros registros em 1850, na West Virginia (EUA), quando um grupo de mulheres, em destaque para Ann Reeves Jarvis, fundou clubes de trabalho para amenizar as condições sanitárias e controlar a mortalidade infantil, nos chamados "Dia das Mães". Esses grupos, também, tiveram participação na guerra civil, cuidando dos soldados feridos de ambos os lados.

Mas a data só foi organizada após a morte de Ann Reeves, em 1905, quando sua filha, Anna Jarvis, se empenhou para que a comemoração do Dia da Mãe – no singular, como ela o objetivou -, fosse um dia de dedicação exclusiva à mãe, para agradecer pelo cuidado prestado.

Comercialização

Contrariando os objetivos de Anna Jarvis, a intensa influência do mercado para as compras no período acabou comercializando o Dia das Mães, transformando a filosofia da data. Essa mudança não agradou Anna Jarvis, que realizou protestos e boicotes até anos antes de sua morte.

A historiadora, Magda Castro, reforça a tese de Jarvis, relatando que a data passou por mudanças, resultadas da influência do capitalismo.

“Com a capitalização do Dia das Mães houve uma perca do objetivo inicial da data. Hoje, a ideia principal é comprar o presente do Dia das Mães e esquecer a base em que ela foi criada”, ressalta.

Intenções

Apesar dos esforços de Anna Jarvis, o Dia das Mães é considerado a segunda data comemorativa mais rentável para o comércio nacional. Uma pesquisa realizada no início deste ano pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz e parceria da Faculdade Santa Terezinha (Fest), apontou que o desejo dos moradores da cidade em comprar um presente para a mãe diminuiu em relação ao ano passado, mas os números, ainda, são expressivos.

Para a dona de casa, Ana Lourdes Pinho, o melhor presente mesmo é a companhia dos netos, filhos e genros não só no Dia das Mães, mas em todos os dias.

“Eu gosto é quando está todo mundo junto dentro de uma só casa, não importa se é Dia das Mães. Eles trazem presentes, mas a melhor lembrancinha é ficar com os filhos, netos e genros, reunidos para passar o dia todo descontraindo”, revela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.