Saúde

Programa orienta sobre a prevenção das hepatites virais

Alunos de Davinópolis participaram de uma palestra no Centro de Referência, em Imperatriz.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(Divulgação )

IMPERATRIZ – Com o objetivo sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites, o Programa de Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz (Semus) desenvolve um trabalho de conscientização sobre a doença.

Segundo a coordenadora do Programa, enfermeira Luzivânia da Silva, o projeto é novo, mas tem sido dinamizado no sentido de sensibilizar os jovens sobre a prevenção da doença. “Existe ainda muita falta de informação, pois é uma doença silenciosa, mas temos buscado repassar à população os meios de preveni-la”, garantiu.

A enfermeira lembra, ainda, que o programa disponibiliza consultas na unidade do Centro de Referência, localizado no Parque Anhanguera.

Com o objetivo de informar os alunos sobre as hepatites, o professor Vanderlei Silva, da Escola Municipal Davi Alves Silva, do município de Davinópolis, distante 10 km de Imperatriz, levou os alunos para assistirem uma palestra no Complexo Anhanguera.

“Pelo menos 33 alunos do Ensino Fundamental participaram da palestra sobre hepatites virais realizada no auditório do Centro de Referência, bem como conheceram o laboratório da unidade de saúde de Imperatriz”, relatou.

Hepatites virais

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.