Imperatriz

Produção de hortaliças chega a 7 mil toneladas por ano em ITZ

Em 2009, tinha apenas 217 produtores, hoje chega a 2300.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(undefined)

IMPERATRIZ - Com a expansão do Projeto Cinturão Verde Imperatriz passou a produzir hortaliças para abastecer o comércio local e também as cidades vizinhas.

Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção, José Fernandes, antes da expansão do projeto, a população comprava de outros estados. Mas, com o aumento, a cidade se destaca que a produção local passou a abastecer supermercados, todas as escolas da cidade e também cidades vizinhas. “Além de abastecer toda a rede escolar e supermercados de Imperatriz, a produção também atende a Região do Bico do Papagaio e Marabá. Todas as sextas-feiras são enviadas hortaliças para cidades vizinhas”.

Em 2009 o projeto tinha 217 produtores legalizados. Em 2014 o número foi ampliado para 2300. De acordo como secretário a expansão viabilizou o aumento significativo do número de produtores cadastrados e principalmente o expressivo avanço.

Produção

Atualmente, a produção individual é de 3 mil toneladas por ano. Cerca de 250 quilos por mês. E a soma geral de todos que fazem parte da expansão do projeto, chega a 7 mil toneladas por ano.

O secretário enfatiza que antes da Expansão do Projeto, existiam 26 salões em Imperatriz. “Entravam em média 10 a 12 caminhões diariamente com verduras e folhagens. Hoje temos apenas um. Isso ocorreu porque toda a região de Imperatriz passou a ser abastecido pela produção local”.

Projeto Cinturão Verde

O projeto faz parte das ações do Centro de Difusão Tecnológica (CDT) que existe desde 2001. As ações do projeto são realizadas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAP) em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), universidades públicas e particulares de Imperatriz, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, dentre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.