Febre Aftosa

Período de vacinação contra a febre aftosa começa nesta quinta (1º)

No sul do Estado, o rebanho a ser vacinado passa de 1,2 milhão de animais.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
 Secretário Estadual de Agricultura e presidente do Sinrual de Imperatriz vacinando animais. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)
Secretário Estadual de Agricultura e presidente do Sinrual de Imperatriz vacinando animais. (Foto: Alan Milhomem / Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Nesta quinta-feira (1º) será iniciada a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo país. O lançamento oficial da campanha no Maranhão será realizado na Fazenda São Francisco, em Presidente Dutra.

A região de Presidente Dutra destaca-se pela presença forte da pecuária de corte. Os municípios que integram a Unidade Regional da Aged/Presidente Dutra concentram um rebanho de 430.395 cabeças de bovinos e bubalinos, das quais 95,8% foram imunizadas na última campanha de vacinação realizada em novembro do ano passado.

Imperatriz possui mais 100 mil cabeças de bovinos e bubalinos. Considerando os municípios que integram a Unidade Regional Aged Imperatriz, que inclui quinze cidades, o rebanho ultrapassa 1,2 milhão de cabeças, ou seja, quase 17% do rebanho total do Maranhão, que é de 7.508.400 cabeças de bois e búfalos.

O período oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa é de 1º a 31 de maio. Após esse prazo, os criadores ainda terão mais quinze dias para comprovar a imunização de seus rebanhos nos escritórios da Aged. O criador que não vacinar o rebanho ou não comprovar a imunização está sujeito a multas e ficará impedido de movimentar o rebanho fora da área da propriedade.

Ainda durante a campanha de vacinação, entre os dias 25 a 30 de maio, será realizada, em Paris (França), a 82ª Assembleia Ordinária da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que deve confirmar a certificação internacional do Maranhão e mais seis Estados nordestinos e o Pará como zonas livres de febre aftosa com vacinação.

A vacinação contra febre aftosa do rebanho de bovinos e bubalinos será em 21 Estados brasileiros, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pretende vacinar, aproximadamente, 166 milhões de cabeças nesta etapa.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A doença é transmitida, principalmente, pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entraram em contato com os animais doentes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.