Imposto de Renda

Prazo para declaração Imposto de Renda termina nesta quarta

Quem não pagar no prazo, está sujeito a multa de 1% sobre o valor total ao mês.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

IMPERATRIZ – O último dia para enviar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda (DIRPF), exercício 2014, ano-base 2013 à Receita Federal é quarta-feira (30). E há novidades para este ano.

O economista Robson Saraiva explica que no momento em que a Receita Federal bloquear o link para o não envio de dados os contribuintes devem procurar a sede da Receita, porém existe incidência de juros e multas.

"As pessoas deverão procurar e Delegacia Regional da Receita em Imperatriz, para que possam fazer as suas declarações. Após a data incidirão juros e multas. Cobram 1% de multa sobre o valor total, ao mês, e pode chegar, até, a 20 % ao tributável, não é um valor baixo no mínimo R$165, se atingir o debito mínimo”, explica.

Robson Saraiva lembra que os brasileiros trabalham muito para pagar impostos ao governo. “Não é um valor baixo, trabalhamos quatro meses para pagar impostos, de serviços, produtos. Então já somos acarretados de impostos, por isso, devemos procurar obedecer os prazos”, ressalta.

Segundo o economista, o último dado do Maranhão, é que 50% daqueles que têm obrigatoriedade em declarar Imposto de Renda não cumpriram com suas obrigações. “É uma quantidade alta de pessoas, é importante que as pessoas declarem este imposto”, diz.

Quem deve declarar

O economista explica, ainda, que está obrigado a declarar, em 2014, quem recebeu rendimentos tributáveis em 2013 cuja soma foi superior a R$ 25.661,70.

“Não adianta querem dobrar, por que o governo já tem estas informações, só que as pessoas prestem conta, repassando o imposto”, reforça o economista Robson Saraiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.