Saúde da Mulher

Câncer: médica diz que só mamografia detecta precocemente

Sarah Serruya alerta que quando mais cedo foi detectado, maior chance de cura.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

IMPERATRIZ - O câncer de mama, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo, atrás apenas do câncer de pulmão. A mastologista Sarah Serruya, diz que o exame, a mamografia, é o método mais confiável para detectar a doença precocemente.

“O autoexame não pode substituir a mamografia porque tem diversos fatores que podem contribuir no resultado. O diagnóstico precoce da doença é fundamental na hora do tratamento, e a mamografia pode detectar o tumor ainda em seu estágio inicial”, afirma a médica Sarah Serruya.

A mastologista ressalta, ainda, que o autoexame pode ser feito mensalmente a partir dos vinte anos, como hábito e como rotina para o conhecimento da mama. “Já a mamografia é previsto em lei que a mulher realize anualmente a partir dos 40 anos. Mas, quando tiver parente do primeiro grau com câncer, as mulheres devem começar aos 30 anos”, alerta Sarah Serruya.

Tratamento

Sarah Serruya explica que quando identificado o câncer, as mulheres são encaminhadas para o centro de oncologia do hospital, matriculadas e passam pelo setor de triagem. “Tumores de até um centímetro, quando identificado, as chances de cura do câncer são de 95%”, diz a mastologista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.