Nacional

Estimativa aponta que 30% dos brasileiros têm hipertensão

"Menos Pressão" ganha o lema "Conheça a sua Pressão".

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

BRASIL – Aferir a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano é a única forma de saber se uma pessoa é hipertensa, pois, a doença não apresenta sinais ou sintomas específicos. O alerta é da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), que estima que cerca de 30% da população brasileira adulta seja hipertensa.

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado hoje (26), a campanha "Menos Pressão" ganha o lema "Conheça a sua Pressão". A diretora científica da SBH, Frida Blavnik, lembrou que nem todas as pessoas hipertensas conhecem sua condição.

“Se você não sabe, pelo menos uma vez ao ano, a pressão deve ser aferida. Se algo for detectado, a orientação é procurar o médico para confirmar o diagnóstico. Afinal, não é uma única medida que dá o diagnóstico de hipertensão, mas isso representa um forte indicativo”, explicou.

Quando a doença não é tratada, os principais problemas incluem o acidente vascular cerebral ou derrame e o infarto do miocárdio, eventos que podem deixar sequelas ou mesmo levar a morte de pessoas em idade produtiva.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que a hipertensão é responsável por mais de sete milhões de óbitos em todo mundo. No Brasil, a estimativa do Ministério da Saúde é que 300 mil pessoas morram por ano.

“A prevalência aumenta com a idade. As estimativas indicam que 70% das pessoas acima de 70 anos têm risco de ter hipertensão”, destacou Frida. “É importante ver também a prevalência entre crianças e adolescentes. Há 20 anos, a gente falava em 1% a 3%. Hoje, a prevalência é 1% a 13%”, alertou.

Os vilões, na maior parte dos casos, são hábitos de vida não saudáveis como o sedentarismo e a alimentação pobre em nutrientes e rica em sódio e calorias.

As dicas da Sociedade Brasileira de Hipertensão são: se manter dentro do peso, adotar uma alimentação saudável (com no máximo cinco gramas de sal de cozinha) e trinta minutos diários de atividade física.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.