Politica

Fórum debate Plano Estadual de Cultura em Imperatriz

O evento será no Centro de formação dos professores na escola Dorgival.

Diana Cardoso / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

IMPERATRIZ – Com o objetivo de colocar à disposição da sociedade uma Minuta do Plano Estadual de Cultura do Maranhão (PEC), será realizado nesta sexta-feira (25), um Fórum para discutir o Plano de Cultura. O evento será no Centro de Formação de Professores, anexo da Escola Dorgival Pinheiro de Souza, Centro.

O evento é uma organização da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e o Conselho Estadual de Cultura (Consec-MA)

De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Lucena Filho, representante das cidades vizinhas como produtores culturais e secretários foram convidados para participar do Fórum.

“A previsão é que cerca de 300 gestores e produtores culturais de 40 municípios participem da discursões importantes sobre a elaboração do PEC, que por sua vez norteará a política pública cultural para os próximos 10 anos", ressalta o presidente da FCI.

Lucena Filho informou, ainda, que no decorrer do evento haverá apresentações da Plataforma do Sistema Nacional de Cultura (SNC), da Minuta do PEC e posterior divisão dos grupos em quatro eixos temáticos.Eixo I – Patrimônio Cultural

Eixo II – Produção e Difusão Cultural

Eixo III – Gestão Pública da Cultura e Financiamento

Eixo IV – Memória e Documentação

Elaboração e Contribuição para a Cultura

Para a elaboração do Plano Estadual de Cultura foram criadas 10 comissões setoriais com a finalidade de trabalhar individualmente os segmentos da cultura.

As comissões são: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Gestão Pública da Cultura, Livro, Leitura e Biblioteca, Memória e Documentação, Museus, Música e Patrimônio Cultural.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.