Saúde

Dengue no MA: casos e óbitos caem no primeiro trimestre

No Brasil, se comparado com 2013, a queda foi de 87% nos casos de mortes.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
( )

MARANHÃO – De acordo com o Boletim Epidemiológico (BE) do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (23), o Maranhão teve queda no número de casos de dengue, assim como houve redução nos casos de morte pela doença nos primeiros três meses deste ano. O Estado está entre os nove do Brasil que apresentaram os menores índices de notificação pela doença neste período.

De janeiro a março foram registrados 729 casos de dengue no Estado, enquanto em igual período do ano passado esse número chegou a 1.501. Com relação aos casos graves, foram registrados sete casos a menos se comparado o primeiro trimestre de 2013 com o deste ano. Ainda segundo o Boletim, foram nove mortes registradas no início do ano passado e dois este ano.

A diminuição nos casos de dengue e de mortes causadas pela doença também foi registrada em todo o Brasil. Este ano foram 215.169 notificações, o que representa redução de 76,7% quando comparado com primeiro trimestre do ano passado (921.716).

O número de casos graves da doença também caiu 80% no primeiro trimestre deste ano em relação ao igual período de 2013. De 1º de janeiro a 5 de abril, foram confirmados 937 casos graves da doença, contra 4.722 em 2013.

Seguindo a mesma tendência, as mortes pela doença diminuíram 87% em relação a 2013. No período, foram confirmadas 47 mortes, sendo que no ano passado foram 368.

Treze Estados não registraram mortes no primeiro trimestre do ano, são eles: Rondônia, Acre, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Orientações

Aos primeiros sinais da dengue são: febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos. Ao sentir estes sintomas, a recomendação é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar, pois, o uso de remédio por conta própria pode mascarar os sintomas e dificultar o diagnóstico da doença.

O Ministério da Saúde ressalta que é importante a população ficar atenta aos locais de armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito transmissor da dengue.

*Com informações do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.