Evento

Maranhão Profissional: aula inaugural ocorre nesta terça (22)

A aula será realizada simultaneamente em mais de 125 municípios.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(Reprodução )

IMPERATRIZ – Será realizada, nesta terça-feira (22), a aula inaugural dos cursos Maranhão Profissional primeira etapa de 2014. O evento ocorre às 15h30 no Salão de Atos do Palácio dos Leões, na Praça Pedro II, Centro de São Luís.

Realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), a aula inaugural será realizada simultaneamente em mais de 125 municípios que, atualmente, integram a plataforma da Universidade Virtual do Maranhão (Univima).

Nesta primeira fase, são oferecidas mais de 20 mil vagas para cursos de capacitação profissional e do pré-vestibular Unvima/Maranhão Profissional. Em alguns municípios, será realizado também o Programa MTec que é desenvolvido em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc).

O Maranhão Profissional funcionará em mais de 180 polos, sendo Cetecma’s (11), Centro de Vocação Tecnológica Estaleiro Escola (1), em escolas públicas da rede estadual e municipal de ensino (mais de 150), em ONGs (4), centros administrativos (16) e Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres/Sine - 6).

Os cursos terão carga horária de 160 horas e serão oferecidos em seis áreas: auxiliar de marketing e vendas, auxiliar administrativo, auxiliar em gestão de pessoas, auxiliar de maquiagem, depilação e cabelereiro, operador de caixa e auxiliar de panificação e confeitaria.

Pré-vestibular

Desenvolvido Univima terá duração de oito meses, com término das aulas em dezembro. O pré-vestibular da Univima foi criado em agosto de 2012. O programa tem como objetivo contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As aulas do pré-vestibular são realizadas na modalidade ensino à distância (Ead), por meio de videoconferência e apoio de mídia eletrônica, nos turnos matutino e noturno. São oferecidas aulas de onze disciplinas: Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Inglês, Filosofia e Sociologia.

MTec

O MTec é uma das ações estratégicas para a universalização do ensino médio do Estado. Para 2014 a tecnologia deverá entrar em funcionamento em 300 salas instaladas em 74 municípios, para o atendimento de 7.640 alunos nos 1° e 2° anos e nos turnos vespertino e noturno.

O programa é composto por treze professores especialistas que ministram suas aulas, a partir de uma plataforma, via satélite e em tempo real, utilizando recursos pedagógicos, como vídeos, músicas, objetos de aprendizagem, que permitem aulas contextualizadas e dinâmicas, além de possibilitar interatividade imediata entre professor e alunos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.