Economia

Feriados: CNC estima perda de R$ 3,07 bilhões para o varejo

Os feriados provocarão impacto negativo de 9,2% nos lucros do setor.

Divulgação / CNC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55

BRASIL – Os feriados nacionais e estaduais que ocorrerão no final de abril deverão provocar um impacto negativo de R$ 3,07 bilhões no varejo brasileiro, de acordo com cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além da Sexta-Feira Santa e do feriado de Tiradentes (21 de abril), no Rio de Janeiro, segundo maior Estado em vendas, 23 de abril não será dia útil devido ao feriado de São Jorge.

Com base nas pesquisas mensais e anuais de comércio e nas contas nacionais trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Confederação estima que, em termos nacionais, cada feriado provocará um impacto negativo de 9,2% na lucratividade mensal do setor.

A interrupção das vendas no varejo desorganiza o fluxo de caixa das empresas e, em poucos casos, consegue ser compensada nos dias imediatamente anteriores ou posteriores ao feriado.

Por outro lado, a opção pela abertura dos estabelecimentos comerciais nos feriados, embora cada vez mais frequente, acarreta um aumento nos gastos com pessoal, em decorrência do pagamento em dobro da jornada trabalhado no varejo em dias não úteis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.