Educação

Curso de Pedagogia da UFMA em Imperatriz recebe nota 4 do MEC

Em uma escala que varia de 1 a 5, o Ministério da Educação avaliou o curso com perfil muito bom de qualidade.

Divulgação / Assessoria UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(undefined)

IMPERATRIZ – Entre os dias 23 e 26 de março, o curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz, foi avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo Ministério da Educação (MEC). O curso recebeu nota quatro, numa escala que vai até cinco.

Segundo o professor e coordenador do curso, Vicente Marques Neto, o conceito quatro, atribuído pelo MEC, é uma conquista histórica, pois o corpo docente é formado em maioria, por ex-alunos. O quadro conta com mestres, doutores e pós-doutores.

A incorporação da disciplina de Libras no currículo, a elaboração do Projeto Político Pedagógico e a Brinquedoteca também foram pontos importantes na avaliação.

O objetivo da avaliação foi a renovação de reconhecimento do curso de Licenciatura em Pedagogia oferecido pela UFMA. No processo de avaliação, a comissão analisou as condições de funcionamento, tendo por base um instrumento de pesquisa, elaborado pelo MEC, que contempla três dimensões: organização didático pedagógica, corpo docente e instalações físicas. A avaliação é feita a cada três anos.

Curso

O curso de Licenciatura em Pedagogia foi instalado no Campus de Imperatriz em 1980, por meio da política de expansão e interiorização da UFMA. O curso funciona no período noturno e oferece 80 vagas por ano. Em 2013 foi o curso do campus de Imperatriz com o maior número de inscritos no Sisu, tendo 4.393 inscritos.

O profissional licenciado em Pedagogia atua na administração escolar, instituições de ensino de educação básica, secretarias de educação e como professor da educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.