Patrimônio histórico

Sociedade civil organizada debate patrimônio Histórico e Cultura de ITZ

Após audiência, um grupo de trabalho foi criado para formatar lei de criação de museus.

Jefferson Sousa / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ – Em audiência pública realizada na manhã de hoje (3), a sociedade civil organizada debateu sobre a criação de museus e espaços de salvaguarda do patrimônio histórico e da cultura de Imperatriz, na Câmara de Vereadores de Imperatriz. Estudantes, professores, vereadores e pesquisadores estiveram cultivando a ideia em plenária. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a secretaria municipal de cultura não compareceram ao debate.

O historiador e membro do Fórum Permanente de Patrimônio Histórico e Cultural, Carlos Leen Santiago, relatou que Imperatriz possui um patrimônio histórico diversificado e que precisa ser valorizado, e defendeu que a criação de espaços para organizar os registros facilitaria,também, a pesquisa acadêmica. “Imperatriz possui uma história muito rica e precisamos valorizá-la. Com o patrimônio histórico diversificado, os estudantes necessitam de um espaço de pesquisa e reconhecimento de sua história para aprofundar o conteúdo”, ressaltou.

 Estudantes, professores, vereadores e pesquisadores estiveram cultivando a ideia em plenário. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)
Estudantes, professores, vereadores e pesquisadores estiveram cultivando a ideia em plenário. (Foto: Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz)

Para a estudante de história Ana Cristina Cardoso, um museu ajudaria nas pesquisas acadêmicas e facilitaria a exploração da identidade cultural da região.

"Um museu em Imperatriz, ajudaria na preservação de artefatos que foram encontrados e melhoraria os estudos desses, facilitando o estudo mais aprofundado, pois, o acervo da cultura de Imperatriz é defasado e a criação do espaço ajudará na profundidade desses estudos, no âmbito histórico cultural da cidade, pois a identidade cultural é importante para entendermos nossa região” disse.

Após audiência, foi elaborado um grupo de trabalho para formatar uma lei de criação de museus e realizar alterações na lei de patrimônio histórico regional.

Patrimônios

Em 2010 foi realizado na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) o I Simpósio de Patrimônio do Sul do Maranhão, onde foi elaborada a “Carta de Imperatriz”, que registrou recomendações aos poderes públicos Estadual, Municipal e União sobre a proteção de patrimônios culturais de Imperatriz.

O documento listou a preservação da Praça da Meteorologia, Igreja de Santa Tereza D’Ávila, Cine Muiraquitã, Imóvel de propriedade particular da Família Ribeiro, Praça da Cultura e Avenida Beira-Rio; manifestações culturais da Festa do Divino; Festa do Lindô e a culinária local contemplando a panelada, chá de burro, cuscuz de arroz com azeite de coco babaçu e a orelha (bolo frito feito de arroz).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.