Política

Vereadores reclamam de superlotação no Hospital Materno Infantil

Segundo os parlamentares, a superlotação é por causa de pacientes do Tocantins.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Os vereadores de Imperatriz discutiram, em sessão realizada hoje (1°), a superlotação no Hospital Regional Materno Infantil (HRMI) devido o grande número de pacientes oriundos de municípios da região do Bico do Papagaio, no vizinho Estado do Tocantins.

A presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal, vereadora Terezinha Soares (PSDB), chamou a atenção dos prefeitos tocantinenses. “Esses prefeitos deveriam se mancar, pois fui até a cidade de Araguatins verificar in loco essa problemática”, afirmou.

Ainda segundo a parlamentar, a situação do Hospital de Araguatins é vergonhosa, sem estrutura adequada para atendimento dos pacientes daquele município e da região.

O presidente da Câmara, vereador Hamilton Miranda (PSD), considera uma falta de compromisso do governo do Tocantins que deixou abandonado os hospitais na região do Bico do Papagaio. “O governo federal precisa chamar os municípios e o governo do Tocantins a assumirem sua responsabilidade, cumprindo dessa forma a sua obrigação”, disse.

Os parlamentares também afirmaram que o governo do Estado vizinho não tem realizado investimentos para ampliar e melhorar a saúde pública na região extremo Norte do Tocantins, descarregando esse atendimento na cidade de Imperatriz.

“O Tocantins precisa fazer sua parte e construir uma unidade de saúde para atender essa grande demanda da região do Bico do Papagaio”, destacou Terezinha Soares.

Procurada pelo Portal Imirante Imperatriz, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Tocantins disse, por meio de nota, que o Hospital de Augustinópolis, distante 54Km de Imperatriz, está passando por reformas, mas que os atendimentos são realizados em outro prédio e no município de Araguatins, distante 100Km de Imperatriz. Veja a nota da Sesau na íntegra:

NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde – Sesau informa que o Hospital de Augustinópolis está passando por reforma e ampliação para melhor atender a população da região do Bico do Papagaio. Diante disso os atendimentos da Unidade Hospitalar foram transferidos para um prédio em Augustinópolis e no município de Araguatins.

A Sesau ressalta que além do Hospital de Augustinópolis mantém o Hospital Regional de Xambioá e os hospitais de Araguaína a disposição da população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.