Consumidor

Procon divulga perfil do consumidor maranhense

Quem mais procura o Procon são as mulheres, representando 53,5%.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ - A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social (Sedihc), apresentou, nessa segunda-feira (31), o perfil do consumidor maranhense para representantes de empresas que atuam no estado. Os dados são relativos aos atendimentos realizados em 2013.

O Procon-MA registrou, ano passado, 34.731 atendimentos em suas unidades, número superior ao registrado em 2012, de cerca de 30 mil atendimentos. “A agilidade, eficiência e credibilidade nos serviços oferecidos pelo Procon do Maranhão resultaram no aumento de pessoas que procuram o órgão para registrarem algum tipo de reclamação de fornecedores”, destacou o gerente do Procon, Kleber José Moreira.

De 2008 a 2013, o Procon-MA atendeu cerca de 100 mil pessoas, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), sendo 60% no órgão.

“Os números apresentados pelo Procon-MA mostram a credibilidade do órgão que deu um salto de qualidade, nos últimos anos, com o trabalho de melhorias em suas estruturas, em sua estratégia de funcionamento e na eficiência da equipe”, avaliou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social, Luiza Oliveira.

Presentes na apresentação dos dados, representantes de empresas que estiveram na II Semana de Renegociação de Dívidas, realizada em março, em São Luís. Para o gerente do Procon-MA, o encontro foi um momento oportuno para que os fornecedores conheçam o perfil dos consumidores que utilizam os serviços e produtos oferecidos pelas empresas no estado. “Reunimos as empresas para falar do evento de renegociação de dívidas e para mostrar a elas quem são os maranhenses que se caracterizam como clientes das mesmas”, explicou Kleber José Moreira.

Quem mais procura o Procon são as mulheres, representando 53,5%; no quesito idade 48% das pessoas que procuram o órgão estão na faixa etária entre 31 e 50 anos. Apesar de funcionar das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço, 46% dos atendimentos são realizados no turno da manhã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.