Comportamento

Conheça toda a verdade sobre 1º de abril, o Dia da Mentira

Especialista diz que a mentira pode provocar consequências dewsastrosas.

Jefferson Sousa / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ – Na definição do dicionário a mentira é o ato de ludibriar, iludir ou falsificar. Para o Código Penal Brasileiro, de acordo com o art. 342, mentir pode resultar em reclusão de dois a quatro anos, e multa. Mas culturalmente, no primeiro dia de abril, Dia da Mentira, mentir se torna um ato de brincadeira em diversos meios sociais e há até ranking sobre quem mente mais, se é a mulher ou o homem.

O sociólogo e especialista em gestão de pessoas Valdir Batistelli, relata que a mentira sempre foi utilizada, mas ela pode trazer consequências desastrosas. “A mentira nada mais é que a ausência ou manipulação da verdade. Mas a história mostrou que consequências terríveis podem decorrer da mentira”, disse.


Para a estudante Samyra Dantas, a data é importante, pois reflete os conhecimentos da sociedade sobre a mentira. “O Dia da Mentira é algo muito importante para a sociedade e os indivíduos que nela vivem, pois, atrás da mentira, todos compartilham seus conhecimentos”, relata. E explica que os internautas devem ter cuidado ao brincar. “Acho que brincadeira de mau gosto em rede social é até mais agressivo do que pessoalmente porque, em redes sociais, estamos se expondo para o mundo e, pelo fato de muita gente está presenciando a ofensa, ela torna algo mais sério”, explica Samyra Dantas.

História

O Dia da Mentira ou Dia dos Bobos, sempre comemorado no dia 1º de abril, levanta algumas teorias sobre a origem da lenda. Os franceses comemoravam o início do ano novo com a chegada da primavera, utilizando o antigo calendário Juliano, o que ocorria no dia 25 de março, e as comemorações estendiam-se até 1º de abril, o que seria o Réveillon.

Com o calendário Gregoriano, uma grande invenção da história desenvolvido pelo Papa Gregório XIII e com a sua aceitação por boa parte dos países europeus em 15 de outubro de 1582, o rei Carlos IX de França decidiu adotar o modo de contar os dias, então, o ano novo teria início em 1 de janeiro.

Mesmo não sendo aceito por boa parte, o novo calendário tornou-se oficial. Os adeptos ao 1º de abril começaram a pregar truques ao rei, enviando até ele presentes e convites para eventos que não existiam, ironizando que o rei havia
“banido” a data, mas algumas pessoas não entediam e começaram a chamar o 1º de abril de Dia da Mentira.

No Brasil a tradição fixou-se após uma mentira espalhada de que Dom Pedro, atual imperador do país na época, havia morrido. Algumas teorias relatam que o início dessa mentira seria em Minas Gerais, outras em Pernambuco, mas não se sabe ao certo qual estado deu início à tradição de mentir no começo do mês de abril. Algumas crendices dizem que as travessuras acabam à meia-noite, dizem que continuar com as brincadeiras após essa data trás má sorte ou quem utiliza o dia para proveito próprio também.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.