Programação

CAPS promove semana de conscientização sobre o Autismo

As atividade iniciaram hoje (1º) e seguem até por toda esta semana. A mobilização principal será realizada nesta quarta-feira (2).

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Com o objetivo de sensibilizar a população sobre o autismo, síndrome que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento do indivíduo, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSIJ) realiza esta semana uma vasta programação voltada para esta temática.

Hoje (1º), na abertura das atividades, foi realizada uma palestra sobre autismo e os serviços especializados oferecidos pelos CAPS nas escolas Delaê Fiquene e Leôncio Pires Dourado. No decorrer desta semana, os profissionais percorrerão também as Unidades Escolares Pirangi, Governador Archer, Madalena de Canossa, Darcy Ribeiro, São Vicente de Paula e Nascimento de Moraes.

A programação conta ainda com Pit Stop no salão principal do Shopping Imperial nesta quarta-feira (2), das 13h às 21h. Haverá também a apresentação de atividades lúdicas, panfletagem, contação de histórias, arte circense, malabares, orientações técnicas à população sobre o tema e oferta de serviços de saúde como verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar e avaliação antropométrica.

“Queremos massificar as informações sobre o autismo ampliando e diversificando os públicos, de maneira que possamos atingir um número cada vez maior de pessoas”, afirmou a coordenadora do CAPS/IJ, Dilcinei Barros.

Durante o todas as programações nesta semana serão distribuídas a cartilha sobre o autismo, que foi lançada ano passado. Com o título “Família diante do Autismo: o que fazer?”, a cartilha conta com trinta tópicos que explicam o que é a síndrome, suas principais características, como identificar, como a família deve lidar com isso e a quem procurar em caso de suspeita da doença.

O manual foi elaborado pela equipe do Centro de Atenção Pisicossocial Infanto Juvenil e coordenado pela psicóloga Nádia Borges, além da colaboração de quatro mães de crianças autistas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.