Autismo

As ações lembram Dia do Autismo em ITZ, nesta terça(2)

Em Imperatriz uma ação será realizada a partir das 13h, no shopping.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ-Nesta quarta-feira (1º) será comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento da pessoa.

Em Imperatriz uma ação será realizada a partir das 13h, no shopping Imperial, pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSIJ).

Na ocasião serão distribuídos panfletos e a Revista do Autismo, para esclarecer e fomentar a discussão sobre o tema. Também estarão presentes, pais e representantes de entidades que lidam com o autismo no município.

De acordo com a psicóloga Nádia Borges, os autistas tiveram muitas conquistas, porém, é importante lembrar que muito ainda precisa ser feito e a informação é uma forma de alcançar os avanços.

“O autismo para ser diagnosticado não é tão simples assim é uma síndrome complexa, compromete a dificuldade de contato. A informação é fundamental. Eles são especiais, mas com carinho e cuidado podem desenvolver-se e despertar muitas habilidades”, afirma.

Dados

A doença atinge quase 2 milhões de pessoas no Brasil, em Imperatriz com base nos últimos dados de uma pesquisa para um doutorado foram registadas de 2006 até 2012 cerca 36 famílias.

Atualmente existem cadastradas no (CAPSIJ), 42 famílias que possuem filhos com autismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.