Politica

Imperatriz pode adotar prontuário eletrônico do SUS

Aprovado pela Câmara, projeto será encaminhado à prefeitura semana que vem.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ – O Projeto de Lei Nº 36/2013 apresentado e aprovado na Câmara de Vereadores, pode fazer com que Imperatriz seja a primeira cidade do Maranhão a adotar o sistema e testar tecnologia que disponibiliza histórico do paciente em diferentes postos de atendimento das unidades de saúde do município.

O projeto da criação do sistema será lido semana que vem no plenário da Câmara e encaminhado ao Poder Executivo, que terá prazo de 30 dias para apresentar uma resposta.

”O prefeito tem a prerrogativa de vetar totalmente ou parcialmente, e sancionar, depois de aprovado 180 dias para valer, estamos otimistas quanto a isso, já passou por todas as comissões competentes”, afirma o vereador.

De acordo com o vereador ator do projeto Esmerahdson de Pinho, a instalação do modelo no sistema único de saúde será muito importante, agilizará o atendimento, além de servir de um banco de dados do histórico do paciente, inclusive imagens e resultados de exames.

“Objetivo principal otimizar os processos, promover a integração das informações e facilitará o diagnóstico individual e coletivo, viabilizando o acesso imediato nos postos e hospitais, além de diminuir a quantidade de papéis, enfim todos vão ganhar”, afirma.

O vereador informou, ainda, que o sistema resultará em maior eficácia no tratamento e diagnostico de doenças, pois evitará as perdas de informação sobre o paciente.

“A nossa alegria é que Imperatriz pode ser a pioneira adotar o sistema, será um trabalho realizado aos poucos com treinamento dos profissionais de saúde, será toda uma transição, por que sabemos que toda mudança é traumática, vai ter um período de conscientização”, lembra o vereador Esmerahdson de Pinho.







Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.