Projeto

Projeto muda a qualidade da alimentação de passageiros e motoristas

"Boa Mesa" busca melhorar a qualidade do atendimento e da alimentação oferecida aos motoristas e passageiros

Com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

Quem viaja de ônibus pelas estradas do Brasil sabe que em muitas cidades não há restaurantes e lanchonetes que reúnam qualidade no atendimento, higiene e infraestrutura para receber adequadamente os viajantes. Almoçar e jantar na estrada vira sinônimo de preocupação e muitos substituem a refeição obrigatória por lanches em períodos prolongados sem qualidade nutricional. E a preocupação é válida, já que alimentos mal preparados podem causar intoxicação alimentar e arruinar a viagem.

Pensando nisso, desde 2005 a uma empresa de transporte interestadual de passageiros, vem desenvolvendo o “Programa Boa Mesa”, que tem o objetivo de melhorar a qualidade das refeições servidas nos restaurantes onde os ônibus da empresa, que fazem suas paradas durante as viagens. O projeto é considerado referencia no país e já mudou consideravelmente a higiene e a infraestrutura de vários estabelecimentos.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é parceiro desse projeto e, além de consultorias na área de higiene, atendimento ao cliente e infraestrutura, o dono do estabelecimento também recebe noções de gestão financeira e marketing empresarial. Reginaldo Medeiros, gestor da regional do Sebrae em Açailândia – que atende ao município de Buriticupu – informou que o papel do Sebrae dentro desse processo é levar principalmente educação empreendedora e uma melhor alimentação aos clientes.

O proprietário Raimundo Franco está no projeto desde 2012 e conta que, desde então, tem realizado mudanças significativas em seu estabelecimento – das vestimentas dos funcionários à infraestrutura, da alimentação ao atendimento – tudo tem se transformado.

Franco explica que a parceria do Sebrae tem sido de grande importância, pois não precisa desperdiçar recursos financeiros e tempo com trabalhos fora do padrão. “Tive que desmanchar uma parede inteira porque foi construída no local errado. Por isso, vou continuar seguindo as instruções da consultora para não gastar dinheiro desnecessário”, garantiu.

Entre as mudanças mais significativas está a qualidade do atendimento e da alimentação. A passageira Sebastiana Silva confirmou que, além da qualidade, o preço continuou o mesmo. “Sempre viajo nessa linha para tratamento médico em Teresina ( PI ) e percebo que muita coisa está mudada. A comida está muita boa e o melhor, o preço não subiu exageradamente”, analisou.

Atendendo a todas as normas, Franco conta que agora é obrigatório o uso de toucas e que tem investido para que o atendimento também seja de excelência. Para isso, os funcionários também participarão de cursos e capacitações que irão elevar ainda mais a qualidade do atendimento oferecido aos clientes e aos motoristas.

Medeiros afirma que é preciso que os clientes tenham segurança ao consumir os alimentos vendidos no local e por isso este trabalho está sendo feito gradualmente. “Utilizamos a metodologia do cliente oculto e dessa forma ele pode avaliar todos os aspectos que precisam ser melhorados e os que já foram modificados após as visitas. Vamos ver também as reações dos funcionários a situações adversas”, destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.