Imperatriz

Professores do curso de Medicina passam por capacitação

As aulas do curso, em Imperatriz, devem começar no dia 7 de abril.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ – Os professores que vão atuar no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, participam de uma capacitação em São Luís. A programação inclui o planejamento de atividades acadêmicas, o debate sobre conteúdos relacionados à área médica, além da apresentação da estrutura regimental da UFMA. As atividades seguem até o dia 22, depois retomam nos dias 24 e 25.

O grupo é formado por 27 professores, entre biólogos, odontologistas, terapeutas, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros e médicos, que vão atuar nos cursos de Imperatriz e Pinheiro. “Os professores são aconselhados a ensinarem, além dos conteúdos regulares, a interação entre os estudantes e as comunidades. O ensino vai estar atrelado à extensão. A interação entre os estudantes e as comunidades é imprescindível”, afirmou a coordenadora do curso de Medicina da UFMA, Maria Lacerda.

A capacitação visa promover a integração dos professores da área da saúde para a ação e ensino conjunto de uma proposta: a de fundamentarem-se no modelo assistencial nacional. Este modelo é baseado em experiências de escolas médicas instaladas em regiões remotas e subservidas e é fundamentado em orientação pedagógica, conteúdos voltados para a atenção primária à saúde e atividades educacionais que variam de acordo com a comunidade assistida.

A criação de dois novos cursos de Medicina, nos campi de Imperatriz e Pinheiro, visa formar médicos para suprir as necessidades do Maranhão. Segundo o reitor da UFMA, Natalino Salgado, “há lugares onde a saúde segue o ‘padrão Fifa’, mas no nosso Estado enfrentamos um grande desafio nesse campo”, disse.

O diretor do Campus de Imperatriz, Marcos Fábio, explicou que os médicos da cidade são procurados pela população da baixada maranhense, portanto, a implantação do curso de Medicina na cidade é muito importante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.