Nacional

Brasil tem carência de 32 mil professores no Ensino Médio

Física, Química e Sociologia são as áreas mais carentes de professores.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

BRASÍLIA – Uma auditoria do Tribunal de Contas da União, feita em parceria com tribunais de Contas dos Estados, indica a carência de 32 mil professores com formação específica nas doze disciplinas obrigatórias do nível médio.

Para o relator da auditoria, ministro Valmir Campelo, o problema poderia ser solucionado com uma boa gestão. Física, Química e Sociologia são as áreas mais carentes de professores. Na auditoria, constatou-se que há 61 mil professores concursados fora das salas de aula por estarem cedidos a órgãos diversos. Destes, cinco mil estão trabalhando fora da área de educação.

Além disso, há cerca de 46 mil professores na rede pública estadual que não têm formação específica em nenhuma das doze disciplinas obrigatórias. A rede pública estadual de Ensino Médio do país, com a exceção de São Paulo e de Roraima, que não participaram da auditoria, conta com 396 mil professores. Quase 30% deles são temporários.

Valmir Campelo ressaltou que, enquanto os 34 países da Organização Para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), investem em média US$ 9.322 por estudante do Ensino Médio, no Brasil, o investimento está em US$ 2.148.

Entre março do ano passado e fevereiro deste ano, representantes dos tribunais estaduais visitaram 580 escolas de Ensino Médio em todo o país, com exceção de São Paulo e Roraima, que não quiseram participar da auditoria.

Foram avaliados aspectos relativos a quatro eixos: cobertura, professores, gestão e financiamento do ensino médio. Também foram objeto de análise aspectos relativos à oferta de vagas, à disponibilidade e formação de professores, à gestão das redes de ensino e das escolas e à qualidade e veracidade das informações sobre o financiamento do ensino médio no Brasil.

O TCU e os demais tribunais envolvidos na auditoria irão fazer determinações, que acarretam obrigação legal, e recomendações, aos estados e irão acompanhar a execução.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.