Enchente

Ribeirinhos que estavam no Parque de Exposição voltam para casa, em ITZ

Das 44 famílias que foram para o parque, a última família foi retirada hoje (18) pela Defesa Civil.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ – Na tarde desta terça-feira (18), a última família de ribeirinhos que estava abrigada no Parque de Exposição de Imperatriz voltou para casa, que tinha sido alagada com a cheia do Rio Tocantins. Segundo a Defesa Civil, 44 famílias foram levadas para o parque porque tiveram as casas tomadas pelas águas.

Na cheia deste ano, o Rio Tocantins atingiu a marca de 7,70 metros acima do nível normal. De acordo com a Defesa Civil, a situação hoje é tranquila devido a diminuição das chuvas na região e em Estados vizinhos, além da diminuição na vazão da Hidrelétrica de Estreito, que chegou a ser de 12 mil/m³ por segundo e, hoje, é de aproximadamente 5 mil/m³ por segundo.

“Além da diminuição do nível do rio, tinha alguns casos de depredação no parque por parte de algumas famílias e, para não causar danos maiores, resolvemos fazer a remoção das famílias”, afirmou o superintende da Defesa Civil, Francisco das Chagas.

Apesar do retorno das famílias e da baixa no nível do Rio Tocantins, a situação ainda é de alerta porque o período chuvoso na região vai até segunda quinzena do mês de maio. “Então, vamos continuar o monitoramento e só a partir de maio que vamos ficar despreocupados e vamos desarticular nossa estratégia para o período chuvoso”, completou o superintendente.

A Secretaria de Saúde, por meio do Programa Saúde da Família (PSF), e a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) devem fazer o acompanhamento dessas famílias após este retorno para áreas que foram alagadas. Este ano, aproximadamente, 150 famílias foram desabrigadas ou desalojadas em Imperatriz por causa da cheia do Rio Tocantins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.