Desenvolvimento Agrário

Municípios da Região Tocantina recebem caminhões do PAC 2

Mais de 16 mil famílias de agricultores serão beneficiados em todo o Estado.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ – O governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entregou hoje (14) caminhões-caçambas para vinte municípios maranhense, destes, quatro são da Região Tocantina. Estreito, Governador Edison Lobão, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios foram os contemplados.

A ação faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e a cerimônia de entrega foi realizada no Centro Administrativo Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

Os caminhões-caçamba são para ajudar no trabalho de recuperação das estradas vicinais dos municípios, meio pelo qual a população rural utiliza para o escoamento da produção e para facilitar a passagem de ônibus escolares e ambulâncias, por exemplo. Para isso, o governo investirá cerca de R$ 5 milhões para a população rural, estimada em 165 mil pessoas, sendo 16,5 mil são de agricultores familiares.

Com a entrega dos caminhões, o delegado federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Pereira, espera que a produção agrícola do Estado melhore cada vez mais. “Os equipamentos darão melhores condições para as prefeituras atenderem a zona rural, em especial a agricultura familiar. No caso dos caminhões entregues, eles vão ser fundamentais na estruturação das estradas vicinais e no combate aos efeitos da seca”, destacou.

PAC MA

A previsão é que, até meados de junho deste ano, o Estado receba 748 máquinas pelo PAC 2. Até agora foram 542 equipamentos doados, sendo 202 retroescavadeiras, 71 motoniveladoras, 127 caminhões-caçamba, 71 caminhões-pipa e 71 pás carregadeiras. Aproximadamente dois milhões de camponeses maranhenses serão contemplados até o fim da ação.

No Maranhão, a agricultura familiar é responsável por 91% dos estabelecimentos no campo, segundo dados do último Censo Agropecuário. A participação mais ativa desses agricultores é na produção de café (93%), arroz em casca (89%) e mandioca (86%).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.