Justiça

Novas ferramentas agilizam acesso aos serviços on-line do Judiciário

O objetivo é facilitar a vida do cidadão que busca a Justiça, do advogado que precisa de agilidade, e do magistrado e servidor, que já trabalham on-line.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

MARANHÃO - Já está disponível na página principal do Portal do Poder Judiciário do Maranhão o acesso rápido aos principais serviços voltados para o cidadão, advogado, magistrado e servidor.

As alterações foram pensadas e efetivadas pela Assessoria de Comunicação e pela Diretoria de Informática do TJMA, em parceira com as assessorias da Corregedoria e Esmam. O projeto está alinhado ao foco da gestão da presidente do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, e ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário.

Num menu horizontal, o jurisdicionado terá à sua disposição, clicando em “Cidadão”, serviços como autorização de viagens para menores, calendário forense, comarcas, conciliação, concursos, plantões, telefones, transparência (gastos dos Judiciário), Ouvidoria e Telejudiciário.

Já o advogado que acessa a página eletrônica do Judiciário, dispõe de ferramentas de atualização monetária, gerador de custas, compêndio de resoluções, Projudi, provimentos, sustentação oral, entre outros.

“Queremos que o Judiciário maranhense esteja na internet com os serviços essenciais que ele disponibiliza à sociedade, facilitando a vida do cidadão que busca a Justiça, do advogado que precisa de informações com agilidade, e do magistrado e servidor, que já trabalham on-line diariamente”, explica o assessor-chefe de Comunicação da Presidência do TJMA, Antônio Carlos Oliveira.

O Portal do Judiciário garante também navegabilidade rápida ao público interno, formado pelos magistrados e servidores. Para os magistrados, basta um clique para acessar áreas como antiguidade, editais de remoção e promoção, Sentinela, webmail, ofícios circulares, provimentos entre outras opções.

Os servidores, por sua vez, têm a opção de navegar pelos sistemas Sentinela, MentoRH, processos seletivos, capacitação, webmail e outros.

“Estamos dando início a algumas alterações no portal, que passa a ter o conceito de serviços em primeiro lugar, não esquecendo a divulgação de informações importantes e úteis sobre o Judiciário, nem o papel institucional que os órgãos que o compõem carregam. Neste primeiro momento, temos como foco principal o cidadão que busca a Justiça, que quer informações sobre o seu processo, de forma ágil”, destaca o diretor de Informática do TJMA, Jorge Henrique Oliveira.

Busca Refinada – Outra melhoria bastante aguardada por todos os públicos que acessam o Portal do Judiciário é a busca refinada dentro do site, cujo novo modelo já está em pleno funcionamento.

Ao clicar no item “O que você procura?”, uma aba se expande, onde é possível preencher os campos específicos para buscar o conteúdo (termo de pesquisa) que se deseja: se em todo o portal ou por site –TJMA, CGJ-MA ou Esmam –, se por todas as áreas ou alguma específica, se por todo o conteúdo das áreas ou algum em especial. Também é possível determinar um intervalo de tempo para que a procura seja feita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.