Campanha

HPV: mais de 200 adolescentes foram vacinadas em ITZ

A vacinação começou hoje (10) e a meta é vacinar mais de 7.000 adolescentes.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

IMPERATRIZ – Mais de 200 adolescentes foram vacinadas contra o HPV em Imperatriz só durante o dia de hoje (10), o primeiro da campanha de vacinação. Nesta segunda-feira, equipes do programa de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) passaram quase vinte escolas realizando a vacinação.

A meta da Semus é imunizar 7.539 adolescentes, na faixa etária entre 11 e 13 anos, em Imperatriz. Para atingir a meta de cobertura, as vacinas são aplicadas nas escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. A abertura da campanha foi na Escola Municipal Tocantins e contou com presença de autoridades da cidade.

O período de mobilização da campanha é de 10 de março a 10 de abril. Nesse período a vacinação do público alvo ocorre nas escolas, conforme calendário pré-estabelecido, mas, segundo a Semus, a vacina estará disponível durante todo o ano nas UBS.

A vacina distribuída pelo SUS é quadrivalente, o que significa dizer que serve para prevenir contra quatro tipos de câncer, pois combate os vírus HPV tipo 6, 11, 16 e 18. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que a vacina seja aplicada antes do início da vida sexual. Para a vacina ter eficácia de 99%, cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.