Dia da Mulher

Especialistas reforçam a importância da prevenção do câncer

Além do Papanicolau, outro exame importante para detectar alterações dos órgãos reprodutivos da mulher é o exame pélvico.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

IMPERATRIZ - Na manhã desta sexta-feira (07), um café para pacientes e colaboradores que fazem o tratamento e oferecem o serviço de radioterapia em Imperatriz, reforçou a importância da conscientização na prevenção de doenças como o câncer de mama, ovário e colo de útero.

Os especialistas da clínica alertam para a necessidade de consultas e exames preventivos realizados periodicamente.

“O câncer de mama é o mais comum entre a população feminina, podendo ter um bom prognóstico, se diagnosticado e tratado. As mulheres, partir dos 40 anos de idade, devem realizar a mamografia periodicamente. Além disso, o autoconhecimento das mamas (também conhecido como autoexame) deve ser realizado mensalmente”, explicou a Ginecologista, Germana Zélia Bastos.

Já o câncer do colo do útero pode ser facilmente descoberto pelo exame preventivo Papanicolau. Ele também é muito comum entre as mulheres, mas se encontrado precocemente pode ter praticamente 100% de chance de cura. Usar preservativos para impedir o contágio pelo HPV é uma recomendação fundamental, assim como evitar o tabagismo e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Outro exame importante para detectar alterações dos órgãos reprodutivos da mulher é o exame pélvico. Ele pode ser realizado por um ginecologista através do toque profundo dos genitais femininos por meio da utilização de um espelho ou, ainda, por um exame de imagem.

Com menor chance de cura, o câncer de ovário possui difícil detecção. Fatores hormonais e ambientais também provocam o aparecimento do câncer. Mulheres, principalmente com mais de cinquenta anos, devem estar atentas aos fatores de risco e consultar regularmente seu médico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.