Carnaval 2014

PRF vai contar com radar portátil nas fiscalizações de carnaval

O radar vai auxiliar o trabalho dos patrulheiros nos postos de ITZ, Porto Franco e Açailândia.

Tátyna Viana / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

IMPERATRIZ - Policiais da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Imperatriz, na Operação Carnaval deste ano, que já começa amanhã (28), vão contar com um equipamento novo para fiscalizar a velocidade dos veículos nas rodovias federais da Região Tocantina.

O radar portátil mede a velocidade dos veículos em até 1,5 km de distância. Operado no modo manual ou automático, que depende de abordagens com sinalizadores, a exemplo do uso do giroflex, ou do apoio em pontos estratégicos sem a obrigação da informação por meio de blitz, o equipamento tem o objetivo de conscientizar os motoristas quanto ao excesso de velocidade.

"A gente sabe que no carnaval há uma tendência maior aos excessos e nosso objetivo principal é evitar acidentes, esse equipamento vai ser usado nas rondas e vai servir de apoio também nos postos de Porto Franco e Açailândia. As velocidades permitidas, onde não há placa, são de até 80 km/h, para veículos grandes e pesados, porque o equipamento calcula de acordo com a massa, e até 110 km/h para veículos de passeio", disse o inspetor Tiago Campelo.

A fiscalização eletrônica através do radar móvel é legalmente constituída pelo Código de Trânsito Brasileiro e regulamentado pela Resolução nº 396 de 13.12.2011. A multa pelo excesso de velocidade varia de acordo com a infração cometida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.