Educação

Lançada a 5ª edição do "Arte e Cidadania nas Escolas"

O projeto atenderá vinte escolas neste ano. A primeira ação será dia 14 de março.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

IMPERATRIZ – A Fundação Cultural de Imperatriz em parceria com a Vara da Infância e Juventude, lançou a quinta edição do Projeto “Arte e Cidadania nas Escolas”. A cerimônia foi realizada no fim da tarde de hoje (20) no Teatro Ferreira Gullar. O evento contou com a participação de diretores de escolas, escritores, cantores, comissários de Justiça.

Em 2014, o projeto será realizado em 20 escolas públicas de Imperatriz. A primeira escola a receber o “Arte e Cidadania” será a Escola Castro Alves no dia 14 de março. Durante o lançamento da quinta edição do projeto, entidades parceiras do projeto foram homenageadas. Os agraciados com um mosaico de fotos do projeto foram: Academia Imperatrizense de Letras, Unidade Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Fórum Ministro de Henrique de La Rocque e o cantor Neném Bragança.

As vinte escolas que participaram do projeto no ano passado também receberam um quadro com um mosaico de fotos da ação na escola. Essa foi uma das inovações do projeto em 2013. “Os alunos receberam muito bem o projeto e foi um momento único. Eles nunca pensaram que poderiam ler um livro e conhecer o poeta que escreveu. Foi um momento muito importante”, afirmou a diretora do Cento Educacional Emanuel, Regilene de Assunção.

Para o juiz da Vara da Infância e Juventude, Delvan Tavares, o projeto é um intercâmbio que possibilita levar conhecimento para as crianças e adolescentes nas escolas, ao mesmo tempo que se conhece a realidade das escolas de cidade. “Nós levamos poesia, literatura e informações relativas a temas como drogas, álcool, prostituição, trabalho infantil, entre outras. É um intercâmbio”, disse.

Segundo o idealizador e coordenador do projeto, o cantor Zeca Tocantins, mais de sessenta escolas foram beneficiadas com o “Arte e Cidadania nas Escolas”, e mais vinte serão beneficiadas este ano. Só em 2013, um mil livro e um mil CD de artistas locais foram distribuídos nas escolas. Para esse ano, a novidade é um blog que foi criado para reunir todas as informações e ações do projeto que no fim do ano será transformado em revista.

“Com esse encontro com nossos cantores, com a boa música e com livros dos artistas locais esperamos construir uma nova cultura para Imperatriz. Este ano, no fim das ações, queremos produzir uma revista sobre a atuação do projeto”, ressaltou Zeca Tocantins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.