Evento

Macrozoneamento será discutido durante audiência pública em ITZ

O Macrozee é um instrumento de orientação para formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

IMPERATRIZ – Está programada para o próximo dia 24 deste mês uma audiência pública do Macrozoneamento Ecológico e Econômico (Macrozee) da Secretária Estadual de Planejamento e Orçamento (Seplan). O objetivo do evento é ampliar a transparência do processo com a participação de vários segmentos da sociedade.

Para participar da audiência, os representantes dos diversos segmentos da sociedade podem procurar a sede da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), localizada na rua Bom Futuro, 455, Centro, e efetuarem as inscrições gratuitamente.

O Macrozee é um instrumento de orientação para formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento, ordenamento territorial e meio ambiente, assim como para as tomadas de decisões de investimentos dos agentes privados.

Em execução desde fevereiro de 2013, o macrozoneamento está sob a responsabilidade da Embrapa Monitoramento por Satélite (Campinas - SP) e Embrapa Cocais (São Luís - MA).

A elaboração do Macrozee é uma determinação legal conferida pelo Decreto Federal nº 7.378 de 1° de dezembro de 2010, que prevê a elaboração deste instrumento para todos os Estados da Amazônia Legal, bem como pela Lei Federal nº 12.651/2012 (Código Florestal), que estabeleceu um prazo de cinco anos para que todos os Estados brasileiros elaborem e aprovem seus zoneamentos.

Programação

9h - Histórico e Contextualização do Macrozee - Marco Aurélio (Seplan)

9h20 - Banco de dados geográficos e diagnóstico do Macrozee - Edson Bolfe (Embrapa)

9h50 - Desafios para implementação do Macrozee - Bruno Siqueira (Ministério do Meio Ambiente)

10h - Documentos base da audiência pública: cenários, macrozonas e diretrizes - Paulo Borba (Consultor)

10h45 – Intervalo

11h - Debates e encaminhamentos - Paulo Borba (Consultor)

13h45 - Encerramento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.