Saúde

Dengue: Semus intensifica prevenção e combate à doença

Imirante/Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

IMPERATRIZ – Na contramão dos altos índices de infestação da dengue pelo Brasil a fora, Imperatriz se destaca no cenário estadual em relação ao controle da doença. De acordo com dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA), o Índice de Infestação do Mosquito aqui na cidade é de 3,75%, enquanto que em municípios próximos, o índice chega até 18%.

Além disso, o mapa da dengue divulgado em novembro de 2013 mostrou que 157 municípios do país estão em situação de risco e outras 525 em estado de alerta. De acordo com este relatório, 11 capitais apresentaram situação de alerta: Boa Vista, Manaus, Palmas, Salvador, Fortaleza, São Luís, Aracaju, Cuiabá, Rio de Janeiro e Vitória. Enquanto Imperatriz está classificada na zona de controle.

De acordo com dados da Vigilância em Saúde, o último óbito registrado em Imperatriz com suspeita de dengue foi em 2011. “Este resultado é fruto do trabalho realizado pela Semus, que tem a preocupação de dar as condições necessárias de se desenvolver as ações de combate e prevenção à dengue”, afirma José Ribamar, coordenador do Controle de Vetores do Município, informando que receberam recentemente da secretária mais nove motos novas para as visitas de campo.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Wilderânya Aguiar, informa que é feito um levantamento dos bairros que estão com maior incidência do foco do mosquito da dengue. “A partir deste relatório agente obtém o percentual dos bairros que temos que intensificar os trabalhos, o que nos possibilita desenvolver ações específicas”, ressalta. Ela solicita, também, que a população colabore, identificando os pontos que possivelmente estejam servindo de criadouros do mosquito e informe a Vigilância por meio do telefone 99) 3524-9868.

(Com informações da Ascom)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.