Concurso

Abertas inscrições do Concurso Internacional de Redação de Cartas

Serão realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

IMPERATRIZ - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anunciou, nesta quarta-feira (5), às Unidades Regionais de Educação (URE’s) e às escolas que estão abertas, até, o dia 17 de março, as inscrições para o 43º Concurso Internacional de Redação de Cartas.

A competição é promovida pela União Postal Universal (UPU), e coordenado nacionalmente pelos Correios. O tema deste ano é “Escreva uma carta para dizer de que forma a música influencia a vida”. Podem participar, por meio de suas escolas, estudantes de até 15 anos, da rede pública e privada de ensino.

As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica, preta ou azul, e escrita em Língua Portuguesa. Devem conter no máximo 800 palavras em formato de uma carta.

Para participar, o estudante deverá passar por uma seleção em sua escola, que pode inscrever no máximo duas cartas para representá-la.

O concurso conta com duas fases: estadual e nacional. Na estadual, serão premiadas as três melhores redações de cada diretoria regional dos Correios.

O primeiro colocado em cada estado ganhará um tablet e o segundo e terceiro ganharão uma câmera digital. Já na fase nacional, o vencedor ganhará uma TV e um troféu. A redação vencedora vai representar o Brasil na etapa internacional. As escolas também recebem os prêmios.

Concurso

O concurso é promovido, em todo o mundo, pela União Postal Universal (UPU), entidade ligada à Organização das Nações Unidas, que congrega os operadores postais de 192 países. O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

Em 2013, o concurso teve a participação de mais de três mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Maírla Marina Ferreira Dias, de Pernambuco, foi a vencedora nacional. Na fase internacional do concurso, o Brasil é o 2° melhor país em número de vitórias, com três medalhas de ouro, atrás apenas da China, que tem cinco.

O regulamento completo do concurso está disponível no site dos Correios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.