Manifestação

Moradores interditam estrada e paralisam obras de ferrovia

Eles reivindicam a recuperação da vicinal de acesso ao povoado Açaizal dos Pernambucanos.

Tátyna Viana / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

IMPERATRIZ - Moradores do povoado Açaizal dos Pernambucanos, localizado a 20 km da sede de Imperatriz, interditaram o principal acesso ao povoado, no cruzamento onde está sendo construída uma ferrovia.

De acordo com as famílias, as condições da vicinal pioraram nos últimos meses porque a empresa que está colocando os trilhos, a serviço de uma Indústria de Papel e Celulose, usava a estrada para a travessia do maquinário. Agora, com as chuvas, a lama e o atoleiro impedem a passagem de veículos e, por consequência, o escoamento da produção agrícola, que garante a subsistência da maioria dos moradores.

Um representante da empresa conversou com os manifestantes, mas eles se recusavam a desocupar a área. Uma frente de serviço que trabalha na construção da ferrovia teve que paralisar o trabalho.

"Nós estamos cansados de promessas. Em dezembro, fizemos uma manifestação. A empresa e a prefeitura disseram que iam solucionar nosso problema, mas nós continuamos ilhados", afirmou Fabiano Pereira, um dos líderes da manifestação.

Por causa da estrada, que está quase intrafegável, as aulas começaramm mas o ônibus escolar não está buscando os alunos dos povoados. Crianças e adolescentes caminham cerca de 6km, com os pés na lama, para chegar à escola.

Egídio Sousa tem gado de leite e, antes do período chuvoso, registrava uma produção de 50 litros por dia. Ele conta que deixou de fazer a ordenha porque não tem como entregar o leite, nem quem se arrisque a buscar por causa da estrada.

"É pouca a minha produção, mas dava pra eu ganhar e comprar outras coisas que a gente precisa em casa. Só que o rapaz que vinha buscar não vai acabar com o carro dele nessa estrada", disse o pecuarista.

A Polícia Militar foi chamada, por causa do protesto dos moradores, mas a manifestação foi pacífica.

O secretário de Agricultura, em entrevista ao Imirante, informou que a recuperação da estrada de acesso ao povoado Açaizal está entre as prioridades do governo. Devem ser recuperados 78 km de estradas na zona rural, começando ainda em fevereiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.