projeto

Fapema lança edital de apoio às micro e pequenas empresas

As inscrições estão abertas até o dia 7 de fevereiro.

Com informações Segov

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

IMPERATRIZ - A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está com edital aberto para financiamento de projetos inovadores em micro e pequenas empresas. A oportunidade é para empresários desenvolvem novos produtos, serviços e processos que agreguem valor aos negócios e ampliem seus diferenciais competitivos. Os recursos, no valor de R$ 4 milhões, estão sendo disponibilizados por meio do Edital Tecnova, aberto na página da fundação - www.fapema.br - até 7 de fevereiro.


A presidente da Fapema, Rosane Guerra, explicou que os recursos são de subvenção econômica, ou seja, não reembolsáveis. O objetivo principal do Programa de Subvenção Econômica é promover o aumento significativo das atividades de inovação e incrementar a competitividade das empresas e da economia do país. Desta forma, o edital visa apoiar projetos de inovação, que envolvam significativo risco tecnológico associado a oportunidades de mercado.

A prioridade são projetos para o desenvolvimento dos setores econômicos considerados estratégicos nas políticas públicas federais e aderentes à política pública de inovação do estado. As áreas prioritárias são as de petróleo e gás, energias alternativas, tecnologia de informação e comunicação, cadeia de construção, agronegócio, química e plástico e outros materiais.

Pelo menos 40% dos recursos, $ 1, 6 milhão, devem ser alocados em temas de subvenção nacional, considerando os setores do Programa Brasil Maior ou prioridades da Estratégia Nacional de CTI do MCTI (Petróleo e Gás, Energias Alternativas e TIC). Até 60 % dos recursos financeiros, R$ 2, 4 milhões, devem ser aplicados nos temas indicados pelo estado do Maranhão.

A chamada pública tem a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).

O edital Apoio à Inovação Tecnológica em Micro-empresas e Empresas de Pequeno Porte - Subvenção Econômica, Tecnova, é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Agência Brasileira da Inovação (Finep), que tem a Fapema como agente gestor dos recursos no Maranhão. Com a chamada pública espera-se o crescimento rápido de um conjunto significativo de empresas de micro e pequeno porte.

Meta para o Maranhão

A meta da Fapema é que 33 empresas sejam contempladas para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores. Empresas do interior do Maranhão, além da capital São Luís, foram avaliadas pela Coordenação de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, como potenciais a receber o recurso. As cidades selecionadas foram: Rosário, Imperatriz, Balsas, Açailândia, Grajaú, Santa Inês, Caxias, Bacabal, Arari, Viana, Chapadinha e Vitorino Freire.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.