Infraestrutura

Situação de estrada pode deixar famílias isoladas

A vicinal é a principal alternativa de escoamento da produção agrícola para famílias de três povoados.

Tátyna Viana / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

IMPERATRIZ – Moradores do povoado Açaizal dos Pernambucanos, a 20 km da sede de Imperatriz, reclamam das péssimas condições da estrada vicinal que dá acesso à BR-010.

Cerca de quarenta famílias estão quase isoladas, por causa da lama e do atoleiro, que dificultam a passagem de veículos. De acordo com os moradores, a situação piorou depois que máquinas pesadas, à serviço de uma Indústria de Papel e Celulose, começaram a passar pela via.

A vicinal é a principal alternativa de escoamento da produção agrícola para famílias do Açaizal, além dos povoados Cajueiro e Água Boa, ao longo de um trecho de 17 km.

“Todo ano a gente sofre com essa situação que já se arrasta há mais de dez anos. Sem falar no escoamento da produção de arroz, milho, leite, porque não temos estrada. Se alguém passar mal, não tem como entrar uma ambulância”, disse Fabiano Pereira, morador do povoado.

As famílias alegam que já procuraram a prefeitura, mas nada foi feito.

“Nós estamos querendo entrar com uma ação no Ministério Público, contra a prefeitura e a Suzano. Porque antes, no período de chuva, os carros passavam, mesmo com dificuldade. Mas despois dessa empresa, tá difícil”, disse o morador.

Os moradores estão organizando um protesto, com a interdição total da via, para reivindicar obras de recuperação da estrada.

O secretário de agricultura informou à reportagem do Imirante que existem 78 km de estradas, na zona rural de Imperatriz, que devem ser recuperadas. José Fernandes disse que nesta quarta-feira (29) foi realizada uma reunião junto à Sinfra, para definir a data de início das obras, e vicinal citada, está entre as prioridades. Ele garantiu que o serviço começa em fevereiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.