Prevenção

Prevenção: Vigilância em Saúde alerta sobre o calazar

Só em 2013, 726 cães foram infectados em Imperatriz.

Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

IMPERATRIZ – A Vigilância em Saúde do município alerta sobre prevenção contra o calazar.

Segundo dados da vigilância, só no ano passado, dezessete pessoas foram infectadas pelo mosquito transmissor, e 726 cães foram infectados em Imperatriz.

O mosquito Palha, transmissor do calazar, se reproduz em locais onde a um acúmulo maior de lixo com restos de comida, umidade e pouca iluminação.

Os cachorros são usados como hospedeiros do vírus, e a picada do mosquito fêmea infectado pode transmitir a doença para seres humanos. Se o cachorro apresentar qualquer sintoma da doença deve ser levado ao centro de zoonoses, onde será diagnosticado e, se confirmado a doença, sacrificado.

Doença

A leishmaniose visceral, nome científico do calazar em humanos, tem cura quando diagnosticada a tempo. Os sintomas são febre prolongada, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramento na boca e nos intestinos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.