Polícia

Operação Mercenários: Justiça revoga seis prisões

Estavam presos policiais do PA e MA, que são investigados por crimes de encomenda.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

IMPERATRIZ – A prisão de seis investigados na Operação Mercenários foi revogada no fim da tarde dessa segunda-feira (20). A decisão foi do juiz da comarca de Imperatriz Adolfo Pires da Fonseca. A operação foi deflagrada no dia 29 de outubro do ano passado com o objetivo de diminuir os crimes de pistolagem na Região Tocantina.

Em Imperatriz estavam presos: Francisco de Assis (Tita), Francisco Ferreira, conhecido como ‘Chico Papada’, e o policial militar do Estado do Pará, Hiltevan Cardoso Machado (Tevan). O sargento da Polícia Militar do Maranhão, Carlos Henrique Azevedo Sales e o policial militar Luís Cláudio Azevedo, estavam presos em São Luís. Já o policial militar paraense João Bosco Moura (Pedrosa) estava preso no Pará. Todos já estão soltos, segundo o delegado regional, Assis Ramos.

“Nós recebemos a decisão judicial e vamos cumprir. Mas já concluímos o inquérito e todos foram indiciados por crime de formação de quadrilha. Mas o juiz entendeu que não é necessário mais a prisão preventiva deles e nós vamos acatar com naturalidade, pois não é a primeira vez que acontece isso”, afirmou Assis Ramos.

Ainda segundo o delegado, os seis que estavam presos também são investigados em outros inquéritos que apuram a participação deles no jogo do Bicho, rinha e em crime de tráfico de armas. Eles também são investigados nos Estados do Pará e Tocantins. “Devido essas outras investigações pode haver novos pedidos de prisão preventiva. A parte da polícia judiciária com relação a Operação Mercenários foi feita, agora vamos trabalhar nos outros inquéritos”, disse.

A operação deflagrada em outubro do ano passado, vinha sendo executada há três anos e investigou assassinatos por encomenda na Região Tocantina, foram mais de dez homicídios investigados. Os seis presos podem responder pelos crimes de formação de quadrilha, agiotagem e assassinato por encomenda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.