Saúde

Ação alerta para os perigos do Diabetes e Hipertensão Arterial

A atividade foi desenvolvida por alunos do curso Técnico em Enfermagem.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

IMPERATRIZ – Alertar a população para os perigos da Hipertensão Arterial e do Diabetes, esse foi o objetivo de uma ação social promovida por uma escola técnica da cidade e realizada na manhã de hoje (16), na Praça de Fátima. Alunos do curso Técnico em Enfermagem, orientados por um professor, fizeram testes de glicemia e aferiram a pressão das pessoas que passavam pela praça. Além de distribuir panfletos com orientações de como prevenir as doenças.

E os resultados prévio da ação são preocupantes, segundo o professor da escola que orientou a atividade, Faylon da Rocha, dos cem atendimentos que já tinham sido realizados, 80% das pessoas são diabéticas ou pré-candidato a doença, pois os números do teste de glicemia foram acima do considerado normal. “Das pessoas que já atendemos hoje, cinco ou seis tem os valores normais”, garantiu.

O aposentado Nivaldo Alves, que passava pela praça, aproveitou a ação para verificar a pressão arterial e fazer o teste de glicemia. Ele afirmou que não faz os testes com frequência e, por isso, aproveitou a oportunidade. “Não faço os testes com frequência, e aproveitei aqui para fazer. Ainda bem que o resultado foi bom”, comemorou.

Segundo o professor, a ação também serviu para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Devido a correria do dia a dia nós preferimos vir até o público. Nós também realizamos visitas em diversas instituições da cidade e, assim, além de realizar um trabalho social, colocamos os alunos em prática”, destacou.

Diabetes

Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue, fato que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.

Hipertensão Arterial

Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas. Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. O valor é considerado normal quando o máximo atinge até 120 mmHg ou, popularmente, 12, e o mínimo fica na faixa de 80 mmHg, ou 8. É famosa pressão 12/8.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.