Empreendedor Individual

ITZ registra mais de mil novos Empreendedores Individuais em 2013

Esse aumento da categoria, segue uma tendência no Estado e no país.

Tátyna Viana com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

IMPERATRIZ - O balanço anual da unidade regional do Sebrae em Imperatriz mostra que em 2013, mais de mil pessos saíram da informalidade ou criaram seu próprio negócio, tornando-se um Microempreendedor Individual (MEI). Em todo o Estado a formalização nessa modalidade chegou a 15 mil novos MEIs e mais um milhão no Brasil.

"Essa tendência de crescimento do número de microempreendedores individuais mostra que uma média de 3 novas empresas foram abertas por dia em Imperatriz. Surgem mais empregos e assim, tem-se um maior volume de dinheiro circulando", afirmou o gerente regional da unidade, Danilo Lisboa.

Além das vantagens de passar a contar com os benefícios da previdência, como aposentadoria, salário-maternidade e auxílio-doença, o MEI pode contratar um funcionário - mas com carteira assinada e cumprir suas obrigações -, além de conseguir outros benefícios, a exemplo do acesso ao crédito bancário.

Iraíldes Correia, uma das comerciantes que se formalizaram em 2013, disse que com o "CNPJ pode comprar em grande quantidade e a preços mais baixos", o que rendeu a ela mais lucro e proporcionou o crescimento do negócio.

O MEI precisa fazer a declaração anual do Imposto de Renda, porque se o rendimento anual passar de R$ 60 mil, ele passa a ser considerado uma Micro Empresa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.