Saúde

Banco de leite materno de Imperatriz incentiva doações

Aumento de internações em UTIs neonatal do Hospital Regional Materno Infantil, deixa o banco de leite em alerta.

Jefferson Sousa/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

IMPERATRIZ – Conscientizar e incentivar a doação do leite materno para manter o estoque é prioridade para a direção do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz(HRMI). A maternidade necessita, em média, de dez litros de leite materno por dia e o estoque precisa ser reabastecido cotidianamente para dar conta da demanda.

O regional recebe diariamente pacientes de vários municípios das regiões sudoeste do Maranhão, do norte do Tocantins e até do sul do Pará.

Com o aumento de internações nas UTIs neonatal, a coordenadora do banco de leite, Jaizane Lobato, ressalta a importância, também, a importância de aumento das doações externas, ou seja, as doações de mães ainda não cadastradas.

“Algumas mulheres conseguem retirar na hora o leite para o seu bebê, mas outras não. Essas precisam dessa ajuda e maior parte vem de doações externa” e, ainda, esclarece que “A maioria das doadoras de hoje é de mulheres que primeiro precisaram da nossa ajuda.”.

Durante todo o ano, campanhas que incentivam às doações de leite são feitas dentro e fora do hospital, mas a “conscientização da doação externa do leite materno é importante para que o Hospital Materno Infantil de Imperatriz mantenha o estoque em dias”, finaliza Jaizane.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.