Imposto de Renda

Declaração do imposto de renda para MEIs começa dia 20

O IR é declarado por empreendedores que faturam até R$ 60 mil por ano.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

IMPERATRIZ - Serão iniciadas no próximo dia 20 de janeiro e terminam no dia 31 de maio – o prazo para que os Microempreendedores Individuais façam a declaração anual de imposto de renda. O IR é declarado por empreendedores que faturam até R$ 60 mil por ano. Caso ele ultrapasse esse valor, deve solicitar a migração para a microempresa no momento da declaração.

Quem não declarar o Imposto de Renda fica sujeito ao pagamento de multas, juros, correção nos valores dos boletos de 2014 e fiscalização. Além disso, podem ser proibidas de efetuar compras em algumas empresas que não vendem para estabelecimentos inadimplentes com a receita Federal.

Para fazer a declaração o MEI deve ter em mãos o relatório anual das receitas brutas, documento que deve ser preenchido mensalmente pelo empreendedor, acompanhado de notas fiscais de compra e venda (quando houver).

A declaração pode ser realizada, gratuitamente, pelo site portaldoempreendedor.gov.br ou na sede do Sebrae.

Confira os prazos para fazer a Declaração Anual:

- Até 20 de fevereiro: sem multa, juros e correção em seus boletos mensais;
- Entre 21 de fevereiro e 31 de maio: com juros e correção em seus boletos vencidos;
- Após 31 de maio: com multa, juros e correção em seus boletos vencidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.