Meio Ambiente

Cadastro Ambiental começa a funcionar este mês

A mediada busca identificar se há passivo ambiental ou não nas propriedades rurais.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

IMPERATRIZ - O registro obrigatório eletrônico para todas as propriedades rurais, prevista pelo novo Código Florestal, de maio de 2012, denominado como Sistema do Cadastro Ambiental Rural (CAR), será implementado em todos os Estados brasileiros no final de janeiro.

O principal objetivo do registro é regularizar agricultores que desmataram ilegalmente, além, de identificar se há passivo ambiental ou não nas propriedades rurais privadas do País.

Para o presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Sabino Costa, os proprietários devem estar atentos aos prazos, tendo em vista que esse cadastro é um pouco complexo, e que todos devem fazer para atender as exigências legais do governo.

Cadastro

O cadastro deverá ser realizado por todos os proprietários rurais (pessoas físicas e jurídicas) no prazo de um ano. Quem não fizer seu cadastramento sofrerá penalidades como a impossibilidade de fazer empréstimos junto aos bancos públicos, impossibilidade de venda do imóvel rural, e ainda pode ser responsabilizado por crimes ambientais. A multa é conforme o dano ambiental causado.

Mais informações no site do Cadastro Ambiental Rural (CAR): www.car.gov.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.