Polícia

PM orienta população sobre como identificar dinheiro falso

Nas duas apreensões as cédulas mais comuns eram de 50 e 100 reais.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

IMPERATRIZ – Com a chegada das festas de fim de ano aumenta a circulação de dinheiro no comércio e os riscos de derrame de dinheiro falso. Em Imperatriz a Polícia Militar já fez duas apreensões de dinheiro falso este mês.

Diante desse cenário, o soldado PM Dauvane Silva fez um alerta a população sobre o assunto.

“Principalmente quem mexe com comércio deve ficar atento. É importante que você observe as notas e se desconfiar ligue imediatamente para a Polícia Militar”, orientou o soldado.

O militar orientou, ainda, que se o comerciante já recebeu uma nota falsa deverá apresentá-la na delegacia de polícia mais próxima ou no Banco o mais rápido possível. Dentre os itens que deverão ser observadas estão a marca d´água e o fio de segurança.

O artigo 289 do Código Penal Brasileiro prevê que falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel moeda de curso legal no país ou no estrangeiro é crime com pena que varia de três a 12 anos de prisão e multa.

Também estão sujeitos a mesma pena quem importar ou exportar, adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa, mesmo no caso de pessoa de boa fé. Se haver boa fé, mesmo assim a legislação reconhece como crime com pena prevista de seis meses a dois anos e multa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.