Ação Social

Sedes apresenta balanço de atendimentos em 2013

Os destaques ficaram por conta dos programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

IMPERATRIZ – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) apresentou balanço das ações realizadas no ano de 2013. O atendimento direto da assistência social à comunidade foi ampliado com os conhecidos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), localizados em cinco pontos estratégicos nos bairros: Bacuri, Vila Cafeteira, Santa Rita, Parque Santa Lúcia e outro no povoado Coquelândia.

Neste ano, os Cras acompanharam 6.335 famílias imperatrizenses. Ações como serviços de saúde, beleza, orientações jurídicas, previdenciárias, meio ambiente e lazer foram ofertadas a comunidade. O atendimento do Programa Bolsa Família também foi descentralizado para os Cras. Em Imperatriz, são 39.076 famílias registradas no Cadastro Único e 18.795 mil famílias que recebem o Bolsa Família.

O Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), desenvolvido em parceria com o Sistema S (SENAI, SENAC, SEST/SENAT) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA), capacitou 2.008 pessoas em diversos cursos. No Programa Minha Casa, Minha Vida, só na primeira etapa, foram inscritos 13.567 famílias, destas 1.000 foram contempladas com as casas do Residencial Itamar Guará I e II. Mais 920 residências serão entregues no Conjunto Habitacional Teotônio Vilela I e II. Na segunda etapa do programa, 17.538 mil inscrições foram realizadas para o sorteio de cinco mil unidades habitacionais que serão entregues em 2014.

As três unidades de acolhimento (Casa da Criança, Casa de Passagem e Casa Lar), mantidas em parceria com a Vara da Infância, empresas e sociedade civil, acolheram, no decorrer do ano, 72 pessoas entre crianças e adolescentes entre 0 a 17 anos. Oito crianças foram adotadas em 2013 e mais oito estão sob guarda provisória de famílias que pleiteiam à adoção. Já na atenção aos idosos, aproximadamente 1.200 senhores e senhoras da chamada melhor idade foram beneficiados pela Casa do Idoso Feliz, com diversas atividades entre assistência médica, alimentação, atividades lúdicas e eventos festivos.

No Programa de Segurança Alimentar de Imperatriz, cinco associações com 311 agricultores familiares abasteceram 133 entidades civis, beneficiando mais de 67 mil famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional. O Banco de Alimentos recebeu, este ano, cerca de 100 toneladas de alimentos que se transformaram em refeição saudável para mais de 17 mil pessoas por meio de 180 instituições assistenciais e famílias cadastradas. O Restaurante Popular, só este ano, serviu mais de 102.850 mil refeições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.