Cidadania

Proerd forma mais de três mil alunos em ITZ

A solenidade foi realizada hoje, no templo Central da Assembleia de Deus.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ – Policiais, professores, pais, alunos e autoridades compareceram, na manhã desta quinta-feira (12) a cerimônia de formatura do 2º semestre do Programa Educacional de Resistencia às Drogas (Proerd), da Polícia Militar. Na ocasião, foram formados 3.200 estudantes de escolas da rede pública estadual e municipal de ensino. Desde o início do projeto em 2007, mais de 8 mil alunos foram formados.

De acordo com o sargento Osano de Sousa, há sete anos na coordenação do programa, a avaliação é bastante positiva e a pretensão é expandir ainda mais o projeto na região.

“O resultado positivo é que mais de 8 mil alunos formados são conquistas. Estamos felizes com a realização deste trabalho que tem como finalidade combater as drogas”.

Para a orientadora educacional no Colégio Militar Tiradentes, Katia Luíza Santana, o Proerd é um instrumento muito importante na formação da juventude e os policiais têm realizado um excelente trabalho. “Fundamental, os nossos alunos passam a ter conhecimento sobre as drogas, para discernir o que é bom para a vida. É um trabalho muito dinâmico realizado por policiais com o nosso acompanhamento. Eles conseguem passar o conhecimento de forma lúdica, apesar de terem o poder militar, exercem as relações humanas com estas crianças,” ressalta.

Para o comandante do 3º GBM, Major Antonio Markus da Silva Lima, o Proed tem surtido efeito, e funciona com um projeto preventivo e social, que colabora na formação de futuros cidadãos de bem.

“É de vital importância o projeto. Informamos as crianças a distância que elas precisam ter das drogas, colocamos de forma precisa e direta o mal que causa, os vícios. Não só o aluno leva isso, como a família, os pais, amigos, a comunidade. Um ensinamento muito bom porque multiplicam o conhecimento, sendo um ganho imenso para a sociedade”.

Concurso

Um concurso de redação com a temática sobre as drogas, premiou os três melhores alunos com bicicletas e celulares.

Para o aluno da escola municipal Bom Jesus, na Vila Lobão, Eduardo Barbosa Neves, conquistar o primeiro lugar no concurso de redação foi muito bom. “Fiquei muito feliz, escrevi aquilo que foi ensinado na sala de aula pelos policiais, sobre as drogas e não a violência. Gosto muito do projeto aprendemos muito sobre diversos temas”.

Programa

O Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd) funciona desde 2007 em Imperatriz em escolas da rede pública, estadual e privada e será expandido na cidades da região. É um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar. As aulas são ministradas por um policial fardado e aplicadas nas escolas da rede de ensino pública e privada, aos alunos na faixa etária de 9 a 14 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.