Febre Aftosa

Prazo para comprovar vacinação contra aftosa termina nesta sexta

Quem não comprovar estará sujeito a pagar uma multa de R$ 200 e não poderá transitar com os animais

Divulgação / Assessoria Sinrural

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

IMPERATRIZ – Termina nesta sexta-feira (13) o prazo para os criadores comprovarem a vacinação contra febre aftosa. A comprovação deve ser feita apresentando a nota fiscal da compra do medicamento no escritório da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) em que o criador é cadastrado.

Após a comprovação, o funcionário da Aged faz a atualização do cadastro do produtor, por meio de uma ficha com informações do criador, da localização da propriedade e do rebanho.

O presidente do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), Sabino Costa, reforça a importância em comprovar a vacinação. “É uma oportunidade para o produtor rural ajustar o seu rebanho, pois para ele vacinar os animais tem que contar todos. E se não comprovar a vacinação, de nada adianta o trabalho, pois não poderá vender e nem tirar seu animal de dentro da fazenda”, disse.

O criador que vacinar o rebanho, mas não comprovar estará sujeito a pagar uma multa de R$ 200 e não poderá transitar com seus animais. “O criador que não comprovar, ficará com o rebanho impossibilitado de transitar fora da sua propriedade, pois a Aged não irá emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) aos criadores inadimplentes”, afirmou a Chefe da Unidade Regional da Aged em Imperatriz, Teresa Satiko.

É obrigatória a apresentação da GTA em feiras agropecuárias, barreiras sanitárias e em matadouros. A qualquer momento o documento é exigido também pelos fiscais da agência para o criador que estiver movimentando seus animais em qualquer localidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.